A sombra é um dos itens do kit da maquiagem que as pessoas mais tem dúvidas em utilizar, sua aplicação exige destreza e bom senso na hora de combinar as cores, mas na verdade o que garante expressividade aos olhos é o jogo de tonalidades claras e escuras.
Como a sombra deve ser aplicada:
O limite para aplicar a sombra é o osso que fica pouco acima da pálpebra. A sombra deve ter cor mais intensa nos cantos externos e mais suave nos cantos internos.
A sombra com a tonalidade mais escura pode ser aplicada dos cílios até a dobra da pálpebra e a cor mais clara próximo das sobrancelhas. A cor mais forte deve ser esfumada do canto externo em direção ao interno.
Tipos de textura de sombra:
Existem diversos tipos de textura a mais conhecida é a sombra em pó. Este tipo de sombra permite realizar o jogo com as cores com variação de tons e também é mais resistente ao calor.
Pó compacto: esse tipo de sombra tem boa fixação e durabilidade. É preferível que seja aplicada com um pincel fino seco ou úmido;
Pó solto: esse tipo de sombra é ideal para cria o efeito sombreado;
Creme: esse tipo de sombra é de fácil aplicação pois desliza sobre a pele. Pode ser aplicada com a ponta do dedo, porém acumula-se na dobra da pálpebra e em dias quentes pode escorrer;
Bastão: geralmente esse tipo de sombra possui textura cremosa e são bem fáceis de aplicar, mas saem facilmente e exige retoques;
Gloss: esse tipo de sombra é de fácil aplicação desliza facilmente sobre a pele. Porém oferece uma cobertura com aspecto melado e acumula-se na dobra da pálpebra e em dias quentes pode escorrer;
Líquida: normalmente acompanha um pincel aplicador que facilita a aplicação, dependendo da cor escolhida pode deixar um aspecto carregado.
Dicas para corrigir imperfeições:
Olhos pequenos: é possível criar a sensação de que são maiores aplicando uma sombra escura esfumada na dobra da pálpebra, do meio em direção ao canto externo. Na parte interna e no centro escolha uma cor clara.
Olhos caídos: para dar uma levantada no olhar faça um traço suave com a sombra do canto externo em direção à sobrancelha e esfumace. Nunca desenhe o contorno para não evidenciar a imperfeição. No restante da pálpebra espalhe sombra clara indo em direção as sobrancelhas.
Olhos fundos: use apenas sombras claras, inclusive na dobra das pálpebras, escureça suavemente os cantos externos e aplique uma sombra iluminadora abaixo da parte mais alta do arco da sobrancelha.
Rugas ou linhas de expressão: evite cores cintilantes pois o brilho evidencia ainda mais estes sinais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário